Econômico-financeiro

Sob o ponto de vista econômico seu custo é elevado porque ele faz com que trabalhos realizados sejam desperdiçados a marca de produtos e serviços sejam afetados a produtividade seja prejudicada ocorra a degradação do ambiente de trabalho o nome empresarial seja atingido ocorra a suspensão do contrato de trabalho etc.

Não vimos ainda nenhuma estatística no Brasil mais nos Estados Unidos o custo total para os empregadores por atos praticados no ambiente de trabalho foi estimado em mais de 4 bilhões de dólares e as despesas para o tratamento da depressão chegam a 44 bilhões de dólares segundo o BIT – International Labour Office ligado a ONU (Bureau international du travail). Na Europa o custo é estimado em 20 bilhões de dólares. Certamente que este custo também é elevado no Brasil.

Sob o ponto de vista financeiro o responsável pelo assédio moral poderá pagar um valor muito elevado a título de indenização pelos prejuízos morais e materiais que o assediado sofrer.

Os valores de indenização tem variado muito encontramos condenações que vão de R$ 10.00000 (dez mil reais) a R$ 2.000.00000 (dois milhões de reais) estes valores são fixados conforme o entendimento de cada juiz por isso eles são tão variáveis.

O custo econômico-financeiro é muito alto por isso parece que nenhum dirigente prudente o queira pagar para isso é preciso que o assédio seja prevenido antes de ser tratado.

Social

O problema não afeta somente o trabalho mas a sociedade que acaba contribuindo com os gastos públicos para o tratamento dos problemas de saúde ocasionados pelo assédio sobretudo com os problemas de depressão.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.