‘Durante a reunião realizada na quarta-feira (17) em São Paulo a Federação Nacional dos Bancos (FENABAN) informou que os Bancos estão dispostos a apresentar uma contraproposta completa nesta sexta-feira 19. Na proposta devem estar englobadas cláusulas não econômicas e cláusulas econômicas.
Durante a reunião a FENABAN acrescentou que pretende adaptações redacionais das seguintes cláusulas preexistentes:
8º. Horas Extraordinárias (prazo para pagamento do trabalho realizado e a questão do dia de sábado como dia útil não trabalhado. Com esta última parte a CONTEC não concorda);
Clausula 17 Auxílio Creche Auxílio Babá (Prazo);
Cláusula 18 Auxílio Filhos Excepcionais ou deficientes físicos (retificação do título da cláusula);
Cláusula 21 Vale Transporte (substituir salário básico por remuneração. A CONTEC não concorda);
Cláusula 26 Estabilidade Provisórias de Emprego (alterações das alíneas “e” “f” e “g”. A CONTEC não concorda);
Cláusula 36 Monitoramento de resultados (a FENABAN pretende incluir outro parágrafo que a CONTEC ficou de responder na próxima reunião);
Cláusula 51 Prazo para homologação de rescisão contratual (adequação redacional);
PLR (restrições à atual redação quanto aos Estados que ainda pagam gratificação semestral: RS RJ ES BA SE PB e CE. A CONTEC não concorda com a mudança).
Por outro lado a FENABAN nos informou que na contraproposta a ser apresentada no dia 19.09.2014 haverá:
1. Adiantamento do 13º salário em maio para os afastados por doença;
2. Reembolso das despesas com certificação CPA 10 e CPA 20 quando exigidos pelo empregador;
3. Reabilitação profissional (equipe multidisciplinar retornados/reinserção e convênio FENABAN/INSS)
4. Nova redação da cláusula Monitoramento de resultados;
5. Reintegração da gestante em curso de aviso prévio.
Na oportunidade a FENABAN discorreu ainda sobre Projeto Piloto de Segurança Bancária (a cargo da Comissão Específica existente) a necessidade de divulgação da cláusula sobre Relações homoafetivas e o Seminário Periódicos sobre Tendências de Novas Tecnologias.
AVALIAçãO – Até o momento poucos foram os avanços nas negociações com a FENABAN. Ainda não entendemos o porquê do fatiamento da contraproposta da FENABAN em duas partes: cláusulas não econômicas parcialmente hoje e cláusulas econômicas na sexta-feira (19).
ENCAMINHAMENTO – Orientamos a todas as entidades sindicais no sentido de prestarem todas as informações das negociações aos bancários no Sindicato e nos locais de trabalho intensificando a mobilização para uma resposta contundente caso a contraproposta do dia 19 não seja adequada. Nesta sexta-feira repassaremos orientação mais taxativa sobre os próximos passos a serem dados nesta campanha salarial.