‘Defendendo os direitos dos bancários que estão cada vez mais adoecendo pela quantidade excessiva de trabalho o Sindicato dos Bancários do Tocantins (SINTEC-TO) realizou na manhã desta quinta-feira 6 ato público de protesto na agência Caixa Econômica Federal o (próximo ao Alvorada Center) com o objetivo de mobilizar a Caixa nomear os candidatos aprovados no último concurso realizado em 2014.
No Tocantins foram aprovados 181 candidatos e até o momento apenas 10 foram nomeados. O Tocantins conta com 32 agências da Caixa e 397 funcionários trabalhando.
O presidente do SINTEC-TO Crispim Batista Filho destacou o alto número de funcionários doentes. “No Brasil cerca 1.200 bancários são afastados todos os meses por problemas de saúde. Nossos economiários estão sofrendo com a sobrecarga de trabalho. Muito serviço para poucas pessoas” afirmou Crispim.
Na ocasião foi entregue aos clientes usuários e funcionais folders explicativos com informações da precariedade de funcionários que a Caixa trabalha hoje o que ocasiona filas enormes evitarem as filas e interrupção de serviços além de má qualidade nos serviços prestados.
Prejudicados
Participaram da manifestação alguns candidatos que aguardam tomar posse e alegam estarem prejudicados com a demora para nomeação no certame. Fernando Cintra contou que passou em 9º lugar e afirmou que os prejuízos causados são inúmeros.
“Esta espera é uma falta de respeito. Imagine nosso sonho como se fosse uma locomotiva e a Caixa puxasse o freio de mão. Fizemos planos estudamos abrimos mão de outras coisa por causa deste concurso e até agora nada. Esta espera que nunca acaba” afirmou Cintra.
Contratações
é importante ressaltar que as novas contratações são necessárias para restabelecer o bom funcionamento das atividades do banco. Ou seja para evitar as filas e interrupção de serviços; para manutenção da saúde dos empregados que hoje que estão sobrecarregados; além é claro de respeitar o direito dos concursados aprovados em processo seletivo para vagas que já estão disponíveis.
A mobilização acontece em todo o país por contratação urgente tendo em vista o déficit de empregados na instituição que se agravou ainda mais com o Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA) e a não reposição do quadro de empregados.
O banco contava até o ano passado com 101 mil trabalhadores foi já no último dia 30 de junho o banco informou que o quadro de pessoal conta atualmente com 97.975. A falta desses empregados nas agências tem sobrecarregado os atuais trabalhadores além de frustrar os concursados e prejudicar o atendimento à população.
O Banco tem mais de 80 milhões de clientes e é também a Caixa que paga todos os dias milhões de benefícios tais como: BOLSA FAMILIA SEGURO-DESEMPREGO PIS ABONO SALARIAL E AS APOSENTADORIAS E PENSõES DO INSS.
DADOS DO CONCURSO DE 2014:
Inscritos 1.156.744
Arrecadação 49.739.99200
Números de aprovados nacional: 32.879
Admitidos em todo Brasil: 2.000
Números de aprovados no Tocantins: 181 (PALMAS: 123 / ARAGUAíNA: 58)
Admitidos no Tocantins: 10 (PALMAS: 4 / ARAGUAíNA: 6)
DADOS DA CAIXA:
Correntistas e poupadores: mais de 80 milhões;
Lucro em 2014 : 7.100.000.00000 (Sete bilhões e cem milhões de reais);
1º Trimestre de 2015: 1.500.000.000 (Hum Bilhão e meio de reais;
Funcionários em 2014: 101 mil empregados nesse mesmo ano mais de 3.000 funcionários pediram aposentadoria através do (PAA) Plano de Apoio à Aposentadoria isto é se já era caótico a quantidade de funcionário agora ficou insuportável.
A CAIXA está com um déficit de 10 mil empregados.
A CAIXA é nossa é de todos nós: da sociedade dos empregados e dos concursados juntos somos invencíveis conseguimos neste ano evitar que parte do banco fosse vendida ao capital privado.
‘