A rodada de negociação foi provocada pela decisão do presidente da Câmara Marco Maia (PT-RS) anunciada aos líderes de por o tema no plenário na próxima semana. Os deputados querem votar o projeto que acaba com o fator previdenciário e institui a regra apelidada de 85/95. Essa proposta tem o apoio das centrais sindicais. Por essa fórmula para se aposentar com o teto do benefício a soma da idade e do tempo trabalhado deve chegar a 85 anos no caso de mulheres e 95 anos se homem.

O fator previdenciário é o mecanismo usado para definir o valor do benefício que leva em conta o tempo de contribuição a idade e a expectativa de vida do trabalhador. A regra faz com que os trabalhadores se aposentem mais tarde para obter o teto da aposentadoria. Na rodada de conversa desta quarta o governo ponderou sobre a necessidade de instituir uma idade mínima para aposentadoria para valer no futuro não atingindo os trabalhadores que já estão no mercado e uma atualização periódica da regra 85/95.

O líder do PDT André Figueiredo (CE) disse que o governo pretende instituir uma reavaliação dessa fórmula considerando o aumento da expectativa de vida do trabalhador. “Nós vamos avançar na discussão até o dia 10 de julho e levar a proposta ao plenário no mês de agosto. Vamos votar em agosto independentemente de chegar a um acordo ou não“ afirmou Figueiredo. Participaram da reunião com os líderes os ministros da Fazenda Guido Mantega da Previdência Garibaldi Alves Filho de Relações Institucionais Ideli Salvatti e os secretários-executivos Nelson Barbosa (Fazenda) e Carlos Gabas (Previdência).

Fonte: Folha de S.Paulo

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.