‘Os bancos conseguiram manter em fevereiro algumas taxas de juros no mesmo patamar verificado em janeiro. A taxa média para o empréstimo pessoal ficou em 535% e a do cheque especial em 729%. Este inclusive é o quarto mês consecutivo em que os índices permanecem estáveis.
Engana-se no entanto quem acha que a estabilidade foi de boa vontade. As empresas apenas seguiram a orientação do governo de reduzir as taxas de juros cobradas aos clientes. Depois dos recuos no ano passado as organizações financeiras agora acomodam as taxas.
A Caixa tem o menor juro cobrado para empréstimo pessoal e cheque especial com 388% e 427% respectivamente. O Itaú registrou a maior taxa para empréstimo (656%) e o Santander teve a taxa para cheque especial mais alta (987%).
Os dados fazem parte de um levantamento do Procon que inclui o Banco do Brasil Bradesco Caixa HSBC Itaú Safra e Santander. Apesar da estabilidade das taxas os juros praticados no Brasil ainda são muito elevados. Por isso o consumidor tem de ter cuidado ao contratar um empréstimo.
Fonte: SEEB’