Com o apoio do Sindicato dos Bancários do Tocantins, uma economiária obteve uma vitória judicial importante, com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) reconhecendo o desvio de função e determinando que a Caixa Econômica Federal pague as diferenças salariais devidas.
De acordo com o processo, a trabalhadora foi contratada para um cargo específico, mas passou a desempenhar funções próprias do cargo de Gerente de Pessoa Jurídica, o que gerou o pedido de reconhecimento de desvio de função. A ação, que havia sido ganha inicialmente na Vara do Trabalho, teve recurso da Caixa ao TRT.
Após nova análise, o Tribunal reafirmou a decisão favorável à economiária, determinando que a Caixa pague as diferenças salariais, conforme a petição inicial de abril de 2018 até dezembro de 2021.
A decisão também inclui reflexos nos direitos da trabalhadora, como férias vencidas e proporcionais com acréscimo constitucional de 1/3, décimos terceiros salários vencidos e proporcionais, FGTS e PLR. O Sindicato dos Bancários do Tocantins continua firme na defesa dos direitos dos trabalhadores da categoria.