Nos dias 23 e 24 de março, o presidente, Ruy Ramos, e diretores do Sindicato dos Bancários do Tocantins participaram do 50⁰ Encontro Nacional de Dirigentes Bancários, Securitários e Cooperados, em João Pessoa, Paraíba. O evento reuniu de forma presencial, mais de 450 participantes de todo país.
A programação foi diversificada, voltada para a discussão de temas da atualidade e de interesse das categorias profissionais representadas. Nos dias 23 e 24 de março, houve 5 palestras e 3 momentos de análise e debates estratégicos de assuntos voltados ao sindicalismo quanto ao combate às demissões, melhores condições de trabalho, de vida, com a criação e manutenção de novos postos de trabalho, tudo isso com a integral aplicação das Convenções e Acordos Coletivos de Trabalho 2022/2024.
Dentre as palestras, os participantes contaram com a presença de profissionais renomados das áreas de tecnologia, saúde, informação, economia e política. E as mulheres participaram de um momento especial, promovido pelo grupo CONTEC Mulher, para o planejamento de vida feminino, batizado de “Diário da Vida”, protagonizado pela competente Ana Paula Guedes.
No primeiro dia, os dirigentes puderam analisar os fundos de pensão e retiradas de patrocínio, com a esclarecedora palestra do Dr. Jarbas Antônio de Biagi. Além disso, assistiram a exposição do Dr. Humberto Almeida que tratou dos desafios dos planos de saúde de autogestão na conjuntura atual.
À tarde, as palestras foram intercaladas com a avaliação da última campanha salarial. E o professor Marcel Cohn, abordou a atual inovação tecnológica ao trabalho humano, especialmente no sistema financeiro. Ele apresentou as novidades do metaverso, das criptomoedas ou moedas digitais e falou ainda sobre todas as novas tecnologias. Por fim, o jornalista com mais de 40 anos de atuação, Luiz Carlos Azedo, fez uma análise político-econômica do cotidiano brasileiro nos últimos anos, a atual situação geopolítica global e uma projeção do Brasil no cenário econômico mundial.
O segundo dia de encontro, promoveu a análise do desempenho da CONTEC e demais membros da Comissão de Negociação Salarial 2022. Os dirigentes puderam ainda, discutir e traçar planos para as relações institucionais com órgãos e agências reguladoras e com o próprio governo. Além disso, houve projeções para o futuro das categorias profissionais sob o Plano sindical da CONTEC, utilizando como mote o impacto da digitalização e novas tecnologias em todos os cargos e funções nas instituições financeiras, com o teletrabalho, por exemplo.
E quanto à propalada reforma sindical, o 50º Encontro ouviu os depoimentos dos companheiros Moacyr Roberto, Presidente da Nova Central, Antônio Neto, Presidente da CSB Central de Sindicatos do Brasil e Luís Gustavo, Presidente UGT PE e David Zaia ,Vice-Presidente da UGT Nacional, os quais pontificaram os pontos comuns e pontos divergentes entre o estudo alternativo das Centrais e o PL 5552/2019, elaborado pelas Confederações de Trabalhadores e apresentado pelo Deputado Lincoln Portela (PL MG), tendo sido aprovada a manutenção do apoio ao PL 5552/2019 e seja intensificado o esforço para que haja diálogo entre as suas posições, a fim de ser adotada uma posição consensual, a fim de possibilitar a aprovação do tema que é antigo e precisa ser solucionado.
E as mulheres participaram de um momento especial, promovido pelo grupo CONTEC Mulher, para o planejamento de vida feminino, batizado de “Diário da Vida”, protagonizado pela competente Ana Paula Guedes.
Após o encerramento do Encontro houve um jantar festivo oferecido aos presentes e convidados. E o presidente da CONTEC, Lourenço Prado, recebeu o título de cidadão pessoense, outorgado pela Câmara Municipal de João Pessoa PB, nas pessoas dos eminentes Vereadores Marcos Henrique e João Corujinha.
Presidentes de todas as Federações filiadas e dos Sindicatos também foram homenageados pela CONTEC, em face dos relevantes serviços prestados ao sindicalismo, e em caráter especial nas negociações coletivas de 2022, mas que ao longo da história dos encontros nacionais, contribuíram na luta pelos direitos, garantias e interesses dos trabalhadores.