Na quarta-feira, dia 01/11, a Comissão Nacional de Negociação da CONTEC se reuniu com os negociadores da Caixa, que atendeu uma solicitação da CONTEC para retomada da mesa de negociação, para a renovação do acordo específico referente ao Saúde Caixa que vence no dia 31/12.
A secretária geral, Alessandra de Paula, participou da reunião representando o Sindicato dos Bancários do Tocantins.
A Caixa iniciou a reunião com uma apresentação de um diagnóstico dos principais números do Saúde Caixa e as características da população do plano, com projeções de resultados para o ano de 2023 e 2024. O Vice-presidente de Pessoas, Sérgio Mendonça, abriu a reunião salientando a preocupação com o déficit crescente do Saúde Caixa e a urgência de renovação desse acordo. Disse ainda, que conta com apoio e aval do novo presidente da Caixa para avançar em um acordo com a representação dos empregados.
A Comissão CONTEC então, apresentou as seguintes reivindicações, que foram debatidas exaustivamente com os empregados, aposentados e pensionistas:
– A manutenção das premissas básicas do plano = pacto intergeracional, solidariedade e o mutualismo;
– A exclusão do estatuto da Caixa do limite de 6,5 das despesas de pessoal;
– Zerar o déficit do plano relativo ao ano de 2023, utilizando do fundo contábil que são as reservas técnicas e de contingência;
– A assunção pela Caixa das despesas administrativas do plano, retroagindo a 2021;
– A Caixa assumir o custo da judicialização do PAMS, que é de responsabilidade da Caixa, porém está no rol das despesas do Saúde Caixa;
– Solução para o problema de saque na aposentadoria de recursos da FUNCEF, reduzindo o valor do benefício, o que prejudica o aporte financeiro para o plano;
– A continuidade do GT com repasse das informações financeiras e atuariais periódicas, bem como a melhoria na gestão e no atendimento aos usuários do Saúde Caixa.
Em relação à revisão do estatuto, o Vice-presidente de Pessoas, Sérgio Mendonça, colocou o prazo exíguo para fechamento do acordo e que essa iniciativa, se colocada pela gestão da empresa, demandaria um tempo excessivo, tendo em vista complexidade de uma decisão como essa.
A comissão de negociação acertou com os representantes da Caixa, uma reunião marcada para a próxima semana. Na oportunidade, a Caixa irá apresentar uma proposta para avaliação da mesa de negociação CONTEC.
O coordenador da mesa de negociação CONTEC, Willian Louzada, avaliou como positiva a reabertura das negociações. ‘’Estávamos a praticamente um mês sem negociações o que estava causando grande apreensão aos participantes do plano. Nessa reunião apresentamos nossas reivindicações e esperamos que na reunião agenda para a próxima semana, a Caixa apresente uma proposta que possa ser avaliada em assembleia’’.
Fonte: Coordenador da Mesa de Negociação CONTEC/CAIXA