O trabalho assalariado surgiu na Idade Antiga e a massa de trabalhadores se expandiu e se contraiu à medida que a sociedade convivia com mais ou com menos trabalho escravo, mas somente com o advento da Revolução Industrial e o fim da escravidão é que se formou o que conhecemos hoje como Classe Trabalhadora, Classe Assalariada ou o que somos todos nós, TRABALHADORES.
As condições de trabalho, remuneração, jornada laboral e demais direitos trabalhistas, que hoje nos permite trabalho e condições de trabalho dignas, não existiam até os trabalhadores se organizarem e lutarem para conquistarem esses direitos.
A principal organização de trabalhadores do mundo contemporâneo é o Sindicato.
A mobilização dos trabalhadores através dos sindicatos é que resultaram na Consolidação das Leis de Trabalho, a nossa conhecida CLT.
As principais conquistas do Movimento Sindical Bancário para a categoria bancária são: Remuneração das Horas Extras(1957), Auxílio-creche(1981), Vale Alimentação e Vale Refeição(1994), Participação de Lucros e Resultados–PLR(1995), Complementação Salarial para os bancários afastados por doença ou acidente de trabalho(1997), Extensão da Licença-maternidade a até 180 dias(2009), Aditivo de Combate ao Assédio Moral(2010), Garantia de Transferência em caso de sequestro e Assistência Psicológica pós-assalto(2010), Licença-paternidade de 20 dia(2016).
Temos muito que comemorar nesse DIA que é DE todos nós TRABALHADORES, mas também temos que nos conscientizar, nos mantermos alertas para que essas conquistas não sejam retiradas de nós nas madrugadas em que agem as conspirações.
Sigamos em frete, de mãos dadas, o nosso futuro será o que dele fizermos.
Parabéns Trabalhadores.
Parabéns Bancários.
Feliz Dia do Trabalhador!!!
SINTECTO – Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Crédito no Estado do Tocantins