Em reunião com a mesa de Negociação Sindical, realizada neste mês de maio (16/05) o Banco da Amazônia apresentou às entidades sindicais o PLANO DE CARGOS CARREIRAS E SALÁRIOS, cuja tratativa de aprovação, que perdurou por anos, junto a SEST (Secretaria de Coordenação e Controle das Estatais) chegou nas partes finais de negociação.
O BASA, seguindo orientações da SEST, realizou estudos e através de nova consultoria que buscou dados no Mercado de Trabalho, em especial as Instituições BANPARÁ e BNB, cujas estruturas e salários são similares ao do BASA, conseguiu a aprovação do PLANO, que será apresentado a Secretaria até o final deste mês (maio).
O plano apresenta, remodelação nos Cargos de TB (Técnico Bancário), que passa a ser apenas bancário e cujo step irá além do 15. Já os TCs (Técnico Cientifico) passarão a ser classificados como, engenheiros, advogados, obedecendo a base salarial da categoria e cujo step irá além do 12, dessa forma englobando todos os Cargos que o banco possui, beneficiando todos empregados e empregadas, com exceção da carreira extinta (QA), que ainda conta com 36 empregados na Instituição, respondendo inclusive por funções de TI. Serão criadas as funções de TI e a de Segurança do Trabalho.
A proposta do BASA é garantir competividade no Mercado, com salários melhores, fidelizando de certa forma o empregado, mudando inclusive o modelo de promoção que hoje é bienal e depende da avaliação Geral de cada Unidade, passando a ser anual por mérito, e extinguindo a promoção por antiguidade, sendo promoção por tempo de serviço que será a cada 5 anos de exercício e por mérito.
Em relação ao Plano de Funções a ser criado, O BASA informou que o estudo está sendo concluído para apresentação as Entidades, provavelmente nos próximos 30 dias.
A empregada do BASA e Diretora Jurídica do SINTEC-TO Heloisa R.C. de Alvarenga esteve presente na reunião juntamente com os demais representantes das instituições, Bruna Paraense (Gerente Executiva da GEPES) Daniela Vasconcelos (Coordenadora de Apoio e Gestão), José Jesus Trabulo (Presidente da Contec Norte/Nordeste) José Bernardo Michiles (SEEB-AM) e Marla Silva Brito (SEEB MA).
A próxima reunião será agendada em data a ser definida pelo BASA e entidades.