O possível fechamento da Agência do Banco da Amazônia, em Miracema do Tocantins, e abertura de um Escritório de Negócios, têm gerado mobilização das autoridades locais, bancários, e Sindicato dos Bancários, que temem prejuízos para a população local e para os trabalhadores da Agência.
Com objetivo de tentar solucionar a situação apresentada pelo Banco, os bancários se mobilizaram para que as autoridades também reconhecessem e defendessem a importância da manutenção da Agência em Miracema. Dessa forma, vários documentos foram enviados a Superintendência do Banco da Amazônia solicitando que a ação Do possível fechamento da agência não seja feita.
Em 2019, o então prefeito de Miracema, Saulo Milhomem, protocolou na Superintendência do Banco,em Palmas, um documento solicitando o pleno funcionamento da agência. Em 1º de dezembro de 2020 a atual prefeita de Miracema, Camila Fernandes, encaminhou documento ao presidente do Banco da Amazônia, requerendo a suspensão da redução da agência em Escritório de Negócios. O Senador Eduardo Gomes também encaminhou documentação em favor da manutenção da Agência em Miracema.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins, Ruy Ramos, e a Diretora Jurídica, Heloísa Ribeiro se reuniram, em 26 de março, deste ano, com o Superintendente do Banco da Amazônia, Marivaldo Mello, para falar sobre essa pauta. Foi destacado na reunião e nos documentos protocolados por autoridades, a importância do Banco da Amazônia para o fomento da econômica local e de toda região, pois promove a geração de emprego e renda, e desenvolvimento da economia, financiando os pequenos e médios produtores, especialmente a agricultura familiar, e além disso, a Sede da Agência foi elevada a condição de patrimônio histórico do município, no ano de 2018, como consta na Lei Municipal 552/2018.
A possibilidade de desativação da agência e funcionamento do Escritório de Negócios trará uma série de consequências, como a redução do quadro de pessoas para três funcionários, afetando diretamente o trabalhador bancário que será realocado ou ficará desempregado. Também será eliminando os caixas executivos, caixas eletrônicos, abertura de contas, atendimento ao cliente e aposentados, afetando também o atendimento a micro e pequenas empresas, aos agricultores familiares e os pequenos produtores rurais.
Em uma das respostas dadas pelo Banco da Amazônia o documento consta que o novo modelo de Agência será adotado para que o Banco possa ampliar ainda mais a participação na região. O documento consta ainda que o novo modelo de agência não contará com guichês de caixa dentro da unidade, mas está previsto a implantação de terminais de auto atendimento para saques e pagamentos, além da ampliação das plataformas de atendimento digital e remoto. Porém é notável que trará prejuízos para os clientes que precisam de um atendimento mais completo e que não dominam as ferramentas digitais de atendimento, além disso, com a redução ou exclusão de alguns atendimentos e notável que o trabalhador bancário será prejudicado, sendo obrigado a trabalhar em outro local ou ficar desempregado.
O Sindicato dos Bancários do Tocantins está acompanhando todo o processo para que nenhum direito dos funcionários sejam violados, a vigilância e a aplicação exemplar das leis terão de ser seguidas sempre.