A Caixa Econômica Federal comunicou ao movimento sindical e à Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa (Fenae), na noite de terça-feira (23), que vai contratar 800 aprovados no concurso de 2014.
A reivindicação por mais contratações faz parte de uma das principais lutas do movimento sindical para a redução da sobrecarga de trabalho e do adoecimento dos trabalhadores.
Na última sexta-feira (19), representantes dos trabalhadores se reuniram em Brasília para mais uma negociação com a Caixa e o pedido foi reiterado. Para o movimento sindical, um quadro de trabalho maior possibilita um melhor atendimento à população e a redução de problemas de saúde dos empregados.
De acordo com o último balanço divulgado pela Caixa, o banco encerrou o 1º trimestre de 2023 com 86.741 empregados, 109 a menos em um ano. Além da queda no número de trabalhadores, houve aumento de aproximadamente cinco milhões de novos clientes no período. O número representa o atendimento de 1.744 clientes por empregado.
Em 2014, quando o concurso foi realizado, a Caixa contava com 101.484 empregados. Considerando os números do balanço do primeiro trimestre de 2023, são 14.743 postos de trabalho a menos.