Nesta terça-feira (26), a Comissão Executiva Bancária Nacional de Negociação (CEBNN/Contec) e representantes da Fenaban, se reuniram para negociar mais quatro cláusulas, pela Campanha Salarial de 2022.
Em pauta as cláusulas 18 – Política de saúde e qualidade de vida,31 – Homologação de rescisão contratual, 32 – Comissões temáticas e 33 – Contribuição negocial.
Apesar de acirradas, as negociações não avançaram. Sobre a cláusula 31, a CEBNN/Contec segue defendendo a presença das organizações sindicais no momento de homologação de rescisões de contratos.
O presidente da Contec, Lourenço Prado, vê como necessária a aprovação desta cláusula. “a presença dos sindicatos é fundamental para auxiliar nos direcionamentos do trabalhador e observar irregularidades nos documentos.”
As comissões temáticas e contribuições negociais estiveram no centro do debate, em outro momento. A cláusula 18, que reivindica condições de higiene e saúde, recebeu atenção especial porque garante que os bancários possam desempenhar melhor o trabalho nas agências.
São reivindicadas as práticas de ginástica laboral e ergonomia, além de itens que deveriam ser básicos a qualidade de vida dos trabalhadores, como a iluminação adequada, segurança, higiene e bebedouros com água potável.
O próximo encontro está marcado para o dia 28 de julho e deve manter esta cláusula em debate.
Fonte: Contec