A FENABAN vem adotando estratégia de sufocamento das negociações com os representantes dos trabalhadores nas reuniões já realizadas.
Nas quatro primeiras reuniões somente foram tratados as clausulas sociais sem ficar acordado a renovação de todas elas. Os Bancos através da FENABAN quer a extinção das Ausências Permitidas e redução do quadro de empregados.
Na reunião de hoje (14/08) foi tratado as primeiras pautas pecuniárias e a FENABN rejeitou todas as reivindicações eleitas nas pesquisas com os bancários e apresentou a seguinte propositura: Reajuste Salarial ZERO, Reajuste dos Auxilios Alimentação/Refeição ZERO, Extinção da 13ª Cesta Alimentação e redução da PLR.
Temos que fechar um acordo até 31 de agosto, que é a data de validade de nossa CCT, pois o dispositivo da Ultratividade, que garantia a manutenção da ultima Convenção Coletiva até a assinatura de uma nova Convenção, foi extinta na reforma trabalhista de 2017.
O lucro dos 4 bancos que divulgaram balanço no 1º semestre foi de R$ 28 bilhões. Metade das categorias que fecharam acordo esse ano tiveram aumento real, os bancos podem dar aumento real. E mais, os bancári@s não vão aceitar nenhum direito a menos!
#NaLutaPorAumentoReal
Solicitamos que todos os colegas bancários estejam atentos e mobilizados, que estejam motivados para a participar das assembleias que deverão ocorrer e que possam decidir pelo melhor caminho a seguir.
SINTECTO – Diretoria