A Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Empresas de Crédito participou de duas reuniões organizadas pela UNI Américas – braço continental da UNI Global Union, sindicato mundial que representa mais de 20 milhões de trabalhadores em todo o mundo, nos dias 11 e 12 de outubro, em Bogotá, na Colômbia.
Estiveram presentes no encontro, os seguintes representantes sindicais: Ruy Ramos – Presidente Sintec Tocantins, Sérgio Luiz da Costa – Presidente da Federação dos Bancários de Goiás e Tocantins, Carlos Roberto Lopes – Presidente do Sindicato de Tupã, Edivaldo Dias Cunha – Sindicato Uberlândia, Jacira Carvalho da Silva Torres – Secretária da Mulher do Sindicato de Goiás.
No primeiro dia de reuniões, as lideranças sindicais se reuniram para tratar da Defesa dos Bancos Públicos. No caso do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco Do Brasil.
O segundo dia foi destinado a realização do III Workshop Sindical sobre o Impacto da Digitalização no Sistema Financeiro. Tema fundamental para debater a preocupação do movimento sindical com as condições de trabalho, decorrentes da brutal digitalização no setor financeiro. Sendo as novas condições de trabalho quase sempre inadequadas, contribuindo para a desqualificação profissional e a consequente perda do emprego.
Por isso, se faz cada vez mais necessária a firme e tempestiva ação sindical nestes eventos para impedir injustiças e preservar os postos de trabalho ameaçados, constantemente.
Fonte: Contec