Em 2020 conhecemos as palavras Pandemias, Coronavirus e o medo.
A preocupação com a nossa saúde e a daqueles a quem dedicamos Amor é legitima.
O vírus CONVID-19, não obstante sua baixa mortalidade, tem propagação muito rápida e a grande preocupação das autoridades sanitárias do mundo é amortizar a velocidade de propagação para evitar a sobrecarga dos sistemas de saúde e, consequentemente, evitar mortes por faltas de assistência.
O Sindicato dos Bancários do Tocantins, juntamente com todas as entidades representativas da categoria bancária, tem participado de teleconferências com a Federação de Bancos – FENABAN.
Nas vídeo-reuniões temos levado as reivindicações para que os bancos tomem medidas de prevenção para proteger as vidas de todos os trabalhadores do sistema bancário no brasil, dentre essas a liberação dos empregados caracterizados no grupo de risco, a adoção de trabalho remoto, o fornecimento de material de higienização e proteção adequados, o controle de acesso dos clientes ao ambiente das agências e até mesmo o fechamento das unidades ao público com manutenção dos serviços essenciais ao funcionamento dos sistemas de autoatendimento e demais serviços essenciais.
As organizações sindicais não possuem poderes para fechar as agências e demais unidades de trabalho e a mobilização no sentido de impedir a abertura das mesmas pode, neste momento em que não temos garantias da legislação que ampare ações nesse sentido, ter resultados negativos nas relações trabalhador-empregador.
Nos preocupa a falta de medidas de isolamento social como foram tomadas em todos os demais países do mundo que estão em pleno embate com a pandemia, medidas que tem se demonstrado eficazes para a contenção da sua propagação.
Continuaremos a interceder pela categoria bancária através dos canais de negociação, buscando a adoção de condições seguras de trabalho.
O Sindicato dos Bancários do Tocantins estará sempre aberto a acolher todas as sugestões, reclamações e denuncias e buscar soluções para atender às reivindicações dos seus filiados.
e-mail: sintecto@sintecto.org.br