O presidente do Sindicato dos Bancários do Tocantins, Ruy Ramos, participou na segunda-feira da reunião da COE/CONTEC Bradesco com a instituição financeira. O encontro teve como objetivo discutir os seguintes temas:
- Fechamento de agências e unidades com demissões
- Atendimento de clientes digitais nas agências
- Adoecimento dos funcionários e credenciamentos no Saúde Bradesco e dental
- Remuneração do PDE a outros funcionários
Fechamento de agências e unidades de negócio com demissões
A COE/Contec Bradesco questionou o banco sobre o processo de fechamento de agências e unidades de negócio, que tem causado demissões. A representante do banco, explicou que a decisão de fechamento segue uma tendência do mercado, acelerada pela pandemia, que resultou na redução das transações físicas e na diminuição do fluxo de clientes nas agências . De acordo com ela , não há uma regra específica para o fechamento de unidades, e cada decisão é tomada com base em uma análise criteriosa. “O banco sempre busca o aproveitamento de funcionários e evita demissões sempre que possível”, afirmou Eduara.
No entanto, a COE/Contec demonstrou preocupação com a insegurança dos trabalhadores que permanecem nas agências, temendo possíveis cortes de postos de trabalho. Silvana, revelou que, apesar do fechamento de algumas agências, a empresa está investindo na abertura de novas unidades, especialmente no segmento de empresas, com o objetivo de se adaptar às mudanças do mercado.
Atendimento digital nas agências
Outro ponto debatido foi a transformação digital e o impacto no atendimento aos clientes nas agências físicas. A COE/Contec Bradesco questionou sobre o crescente uso do atendimento de clientes digitais nas agências físicas. Eduara afirmou que a migração para o digital está em constante avaliação, sempre buscando a excelência no atendimento. E garantiu que estão sempre monitorando a transição digital e analisando as necessidades que melhor atende os funcionários e clientes.
Ainda sobre as questões digitais, a COE/Contec Bradesco sugeriu que fosse implantado uma ferramenta de WhatsApp corporativo no computador, visando melhorar a ergonomia dos funcionários.Os representantes do Bradesco se comprometeram em levar a proposta para análise junto ao setor de segurança da informação.
Adoecimento dos funcionários e credenciamento no Saúde Bradesco
O adoecimento dos funcionários e os problemas relacionados ao plano de saúde Bradesco também foram temas de grande preocupação. Diversos representantes da COE/Contec Bradesco relataram dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores para encontrar médicos credenciados e a burocracia no atendimento. A representante do banco, Eduara explicou que o processo de credenciamento de médicos é negociado com os profissionais, mas que existem desafios regionais, devido à grande extensão territorial do Brasil. Ela afirmou que, embora não seja possível criar um canal exclusivo de atendimento para o movimento sindical, as reuniões pelas federações continuarão a ser realizadas para discutir questões locais.
A saúde mental dos trabalhadores foi outro ponto abordado, pois com a constante cobranças e metas, os trabalhadores acabam lidando com desgaste que causa problemas à saúde mental. Eduara alegou que o banco dá prioridade ao tema e anunciou que uma reunião específica sobre programas de saúde mental será realizada em breve. Sobre os problemas de reembolso médico, a representante do Bradesco alegou que o banco irá discutir as questões levantadas pela COE/Contec com a operadora do plano de saúde, Bradesco Saúde, para avaliar as possibilidades de melhorias.
Remuneração do PDE e inclusão de mais funcionários
A última pauta da reunião foi a solicitação da COE/Contec Bradesco para que o programa de Participação nos Resultados (PDE), atualmente voltado para a área gerencial, seja estendido para outros funcionários das agências. A COE/Contec argumentou que a inclusão de todos os empregados poderia reconhecer melhor os esforços de toda a equipe. Silvana, representante do Bradesco, registrou a solicitação e garantiu que o assunto será discutido nas próximas reuniões com o movimento sindical.