No ano passado, ganho do banco foi de R$ 14,181 bilhões, alta de 16,6% sobre 2018.
O banco Santander Brasil registrou lucro líquido de R$ 3,748 bilhões no quarto trimestre deste ano, uma alta de 3,9% em relação aos três meses anteriores, quando o ganho havia ficado em R$3,608 Bilhões. Já o lucro gerencial, que exclui fatores extraordinários, ficou em R$ 3,726 bilhões nos últimos três meses do ano passado, segundo balanço divulgado pelo banco nesta quarta-feira (29).
No acumulado em 2019, o lucro líquido do Santander somou R$ 14,181 bilhões, alta de 16,6% na comparação com 2018(R$12,166 bilhões). Já o lucro gerencial alcançou R$ 14,55 bilhões, alta de 17,4%.
As receitas totais somaram R$ 65,379 bilhões em 2019, aumento de 6,8% na comparação com o ano anterior. Já as despesas totais totalizaram R$ 21,238 bilhões, crescimento de 5% em relação a 2019. Os principais gastos foram em serviços técnicos especializados e de terceiros e propaganda, promoções e publicidade, segundo o banco em nota.
A carteira de crédito, por sua vez, cresceu 15,3%, e alcançou R$ 352,028 bilhões ao final de 2019. “Vale mencionar a retomada no trimestre em grandes empresas, que aumentou 8,1%,e pequenas e médias empresas que cresceu 6,7%. Nossa participação de mercado em crédito alcançou 10,0% em novembro de 2019, o que representa o maior patamar dos últimos dez anos, e uma alta de 0,75p.p. em doze meses”, apontou o banco em nota.
Segundo o banco, o número de clientes ativos totais alcançou 26.3 milhões em dezembro, uma alta de 9% em relação ao ano passado.
Resultado global
Em todo o mundo, o banco espanhol registrou queda de 17% no lucro líquido em 2019, consequência da grande depreciação de sua filial britânica, prejudicada pela incerteza do Brexit, mas com resultados positivos na América Latina, responsável por 46% do lucro global.
O lucro líquido de 6,515 bilhões de euros superou, no entanto, as previsões dos analistas entrevistados pela agência de notícias financeiras Factset, que projetavam um resultado de 6,27 bilhões de euros.
O Reino Unido, que já foi o principal mercado do Santander, vem perdendo importância na contribuição para os resultados do banco, o maior em capitalização na Bolsa na zona do euro, desde o referendo sobre o Brexit em 2016.
O país agora representa apenas 11% de seu lucro global. O Brasil se tornou o maior mercado do banco, com a contribuição de 28% do lucro mundial.
Fonte: G1