O Sindicato dos Bancários do Tocantins, representado pela secretária geral, Alessandra de Paula, marcou presença no Seminário Nacional do Movimento Mulher CONTEC, realizado em São Paulo nos dias 27 e 28 de março. O evento teve como objetivo promover um debate paritário entre mulheres e homens do setor financeiro, para enfrentamento das desigualdades no meio e no movimento sindical.
Organizado pela Confederação Nacional de Trabalhadores em Empresas de Crédito (CONTEC) e apoiado pelas Federações e Sindicatos, o seminário reafirmou o compromisso de combater as desigualdades de gênero e fortalecer o protagonismo feminino no movimento sindical.
Entre os temas abordados, um dos principais foi o combate ao assédio moral e sexual nas agências bancárias. As dirigentes presentes reforçaram seu papel como multiplicadoras desse compromisso, oferecendo apoio e acompanhamento às bancárias que enfrentam essas situações, além de trabalhar de forma preventiva para evitar que tais ocorrências aconteçam no ambiente de trabalho. Ao final do evento, foi aprovada uma carta de intenção do Movimento.
O seminário contou com uma programação de palestras com especialistas e líderes do setor. No dia 27 de março, os seguintes palestrantes estiveram presentes:
• Jarbas Antonio de Biagi: “O Papel da Mulher no Contexto da Proteção Previdenciária”
• Maria Rita Serrano: “Mulheres Protagonistas. Rompendo Barreiras”
• Rita de Fátima Leme e Sueli Vitorino de Jesus Barbosa (DIEESE): “Comunicação e Expressão para Dirigentes Sindicais”
• Dra. Cathana Freitas de Oliveira: “O Poder da Saúde Mental no Ambiente de Trabalho”
No dia 28 de março, os palestrantes foram:
• Maria Leiza Torres (Diretora Financeira da CONTEC)
• Carla Flores (Coordenadora do Movimento Mulher CONTEC)
• Lourenço Ferreira do Prado (Presidente da CONTEC)

Alessandra de Paula – Secretária Geral Sintec-TO
O seminário proporcionou um espaço valioso para fortalecer o movimento sindical feminino e refletir sobre a igualdade de gênero no setor bancário e no ambiente de trabalho, reafirmando o compromisso de todos os participantes na luta por um ambiente mais igualitário e justo para as mulheres no setor financeiro.