Ao anunciar nova reestruturação de sua rede, o Banco do Brasil não levou em conta nenhum aspecto quanto ao seu impacto para sua clientela, tampouco para quadro de empregados da 870 Agências que serão afetadas pelas medidas.
Foi realizada ontem(11/01/21) reunião entre Entidades Sindicais e Banco do Brasil para tratar da reestruturação anunciada pela instituição.
O primeiro ponto levantado pelo Presidente do SINTECTO, Ruy Ramos, foi que todas as reestruturações feitas anteriormente foram realizadas com o intuito de adequar a rede para extinguir as unidades deficitárias, o que deixa claro que a reestruturação anunciada trata exclusivamente de fazer crescer o lucro dos bancos para saciar a sede de lucro dos acionistas.
Sindicalistas de outros estados apontaram que a nota de divulgação das medidas é confusa pois não apresentam números que possam justifica-las, não relaciona as unidades que serão atingidas, não prevê a alocação de pessoas no interior dos estados e não leva em consideração o papel social do banco público que é o Banco do Brasil.
A representação do banco utilizou grande parte do tempo de reunião exibindo relatórios sobre a quantidade de operações que eram realizadas por empregados e que agora são realizadas pelos próprios clientes utilizando os canais digitais, dados sobre a migração das atividades econômicas para o mundo digital e fazendo a sua comparação de custos e rentabilidade com a dos grandes bancos privados.
É importante lembrar que toda a economia já foi analógica um dia, e isso inclui os bancos, modelo econômico cujos custos operacionais eram infinitamente mais elevados que o modelo digital, mas foi exatamente nessa economia que os bancos geraram lucros, cresceram, se fortaleceram e se consolidaram.
E agora, neste momento de transição de modelo econômico em pausa por uma pandemia que atinge todo o planeta é necessário que se faça alguns questionamentos:
- Os bancos, instituições que mais lucram no meio-ambiente econômico em todo o planeta, não têm nenhum compromisso com os Trabalhadores que ajudaram a construir sua riqueza?
- A sede de lucro dos acionistas será saciada um dia?
Já está agendada nova reunião para amanhã, quarta-feira(13) para que o assunto seja debatido sob a luz do bom-senso.
SINTECTO – Sindicato dos Bancários do Tocantins